top of page

Kanban: o que é, como funciona e as vantagens para sua empresa




O que é o Kanban?


A palavra tem origem japonesa, que significa "cartão" ou "sinalização". É um sistema visual para a administração do seu trabalho, feito por meio de cartões, fazendo com que as tarefas sigam um fluxo organizado. Muito utilizado em empresas que praticam a fabricação just-in-time.



O conceito geral de visualização Kanban:

O Kanban é composto por um quadro e vários cartões que são as próprias atividades, de forma simples e organizada você consegue visualizar todas as tarefas que devem ser executadas, as que estão em execução e as que já foram concluídas, fornecendo assim mais transparência e agilidade para sua equipe.


-O método de visualização do Kanban é definido por quadros com colunas de separação, permitindo que você divida os trabalhos por segmento e status.

-Os cartões detalham cada atividade, que transitam pelos quadros.

-Mova os cartões pelas colunas conforme o andamento da atividade, assim o fluxo ficará organizado até sua fase final.



Onde o Kanban pode ser aplicado?

O Kanban pode ser usado em diferentes áreas por conta de sua praticidade e facilidade, podendo assim ser implementado em qualquer setor, afinal seu foco é eficiência, então pode ser usado tanto para projetos pessoais como empresariais.



Objetivo do Kanban:

Serve para melhorar o fluxo de trabalho, este método prioriza a produtividade e a rapidez, com etapas simples e fáceis, o Kanban ajuda a gerenciar e a melhorar os trabalhos realizados na empresa. Com uma visão mais ampla das atividades você acaba aumentando a eficácia dos processos internos.



Existem vários tipos de Kanban, inclusive para nosso meio digital que é chamado de E-Kanban. A metodologia é feita em uma plataforma digital, através de softwares específicos para este propósito, gerando mais agilidade e eficiência com o auxílio de ferramentas automatizadas, assim sua empresa é capaz de administrar um grande volume de tarefas de forma fluída.



Benefícios de adotar o método Kanban

•Maior visão do fluxo de atividades;

•Melhora na previsibilidade;

•Melhora a satisfação do seu cliente;

•Maior alinhamento das equipes;

•Mais agilidade nos processos;

•Adaptável a diversas situações.



Quais as vantagens de utilizar Kanban?

Agora você já sabe que a função do Kanban é a organização dos processos administrativos, certo?


Confira algumas vantagens que o Kanban proporciona para sua empresa.


Redução de custos

Por si só o aumento da produtividade já traz diminuição nos custos. Fazendo o uso correto dos materiais combinando com ao método você também acaba por evitar o desperdício de materiais.


Priorização de atividades

Com a ampla visão que o método oferece fica fácil para saber quais tarefas estão paradas a mais tempo, é possível destacar quais são mais importantes e quais precisam ser ajustadas. Com essa visão a equipe consegue se comunicar melhor, e o desempenho geral aumenta.


Otimização da produtividade

Com o intuito de entregar foco e objetividade as equipes sabem exatamente como agir em cada processo, trazendo mais autonomia e responsabilidade para cada funcionário.


Agilidade nos processos

De forma clara e simples o Kanban evita possíveis confusões, resultando em mais agilidade na execução das tarefas.



Utilizar o método Kanban irá trazer muita praticidade para sua empresa, pois é fácil de ser montado e adaptado para sua necessidade.

תגובות


bottom of page