Poda de árvores em condomínios



A arborização urbana é muito importante, além de trazer conforto, beleza, as árvores trazem diversos benefícios, como, redução de poluição sonora, absorção de raios solares e também fornece alimento e abrigo a diversos pássaros.


Todos os estados e municípios têm sua própria legislação específica sobre a poda ou corte de árvores, seja em locais públicos ou em áreas privadas.


Para conseguir esta autorização, o síndico necessita ir ao órgão ambiental competente e fazer o preenchimento de um formulário, junto da ata de assembleia que os moradores autorizam a poda, e as demais documentações exigidas.


Após isso, uma equipe especializada será encaminhada até o condomínio para realizar a vistoria, e se for julgado necessário, autorizando o serviço.


Com a autorização, cabe ao condomínio fazer a contratação de uma empresa especializada, os profissionais devem aplicar todas as normas de segurança para que o trabalho não apresente riscos.


Com o término do trabalho, resta apenas o descarte correto dos resíduos. As empresas geralmente se responsabilizam por esta parte.


Em muitos municípios a poda das árvores de forma irregular é considerado crime ambiental. Se o condomínio agir por conta própria, sem estar com o licenciamento aprovado, será passível de multas e até detenção.


Ter esse cuidado valoriza o imóvel e garante o bem-estar dos moradores.

whatsapp-logo-1-1.png