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Como abrir uma administradora de condomínios




Com o número de condomínios aumentando cada vez mais pelo Brasil montar uma administradora com certeza é uma ótima ideia, já que possuir o auxílio de uma administradora em seu condomínio virou praticamente uma necessidade. O mercado é gigante, mas para isso sua administradora terá que fornecer uma ótima qualidade de serviço para poder se destacar. Mas antes de tomar qualquer atitude é preciso ter muito planejamento e seguir algumas etapas para que tudo fique nos conformes para a montar sua administradora.



O que faz uma administradora de condomínios?

Em resumo a administradora reúne em um único local vários serviços que são úteis para o bom funcionamento dos condomínios. Algumas de suas funções são a emissão de boletos, elaborar as folhas de pagamento dos funcionários, manutenção da infraestrutura, contabilidade, financeiro, cobranças, partes burocráticas, reserva das áreas comuns, emitir advertências e multas, sempre fornecer assessoria aos síndicos e moradores, recolher tributos e contribuições fiscais etc. A administradora apoia sim o síndico em suas funções diárias, mas lembre-se o síndico ainda será o responsável legal pelo condomínio tanto em situações judiciais e de situações com os condôminos.



Faça um Planejamento

Um bom planejamento é a base de tudo, então pense em quais regiões você pretende atender, se será apenas condomínios residenciais ou se irá agregar os comerciais também, e investigue quais são as maiores demandas, e claro, tudo isso dependerá da sua infraestrutura inicial. O mercado precisa ser bem analisado para montar estratégias que se encaixem no seu público-alvo, fazendo com que sua administradora prospere de forma rápida e eficaz.



Formações necessárias para a atuar como administrador de condomínio

Para poder atuar nesta área o administrador precisa estar registrado no Conselho Regional de Administração- CRA, no caso ser graduado em Administração.



Esteja de acordo com a legalidade

Para que você possa abrir sua administradora será necessário um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) que pode ser ME ou MEI, depende da modalidade tributária que foi escolhida.


Caso você opte por um local físico para atendimento, alguns requisitos devem ser atendidos como:

* Alvará de funcionamento

* Liberação da Prefeitura e demais órgãos responsáveis.



Local para montar sua administradora

Possuir um espaço físico para que você possa administrar os condomínios trará muita praticidade para seu negócio, tanto para a organização, horários, atendimento etc. Mas esse tipo de investimento geralmente é alto, principalmente no início. É preciso ter em mente alguns gastos como aluguel, cadeiras, mesas, computadores, secretárias, treinamento para os colaboradores, custos de marketing, sistema para administração condominial, água, luz e internet logo de início. O mais importante é ter um espaço confortável e de fácil acesso para seus colaboradores e clientes caso seja essa a opção escolhida para a abertura de sua administradora.


Existem algumas outras opções para montar uma administradora de condomínios, como por exemplo:

*Home Office: é possível montar o escritório em sua própria residência, e seus colaboradores também poderão prestar atendimento de suas casas.


*Coworking: é um espaço físico que pode ser compartilhado por várias empresas, dividindo as áreas comuns e despesas gerais.


Com os gastos e opções de locais em mente, escolha a que se encaixa melhor em seu investimento inicial.



Atendimento

Uma das peças chaves para que sua administradora possa se destacar nesse amplo mercado de administração condominial é um bom atendimento aos clientes que com certeza é o que diferencia os bons administradores nesse meio todo. Voltamos ao assunto para analisar qual área você irá atuar, para saber quais serão as necessidades dos seus clientes, forneça sempre uma boa assessoria para demonstrar credibilidade e confiança ao seu serviço.

Para isso é fundamental que se faça um roteiro de atendimento para os colaboradores, que seja adaptável e prático para todos os clientes. Realizando um bom atendimento você irá captar clientes, parcerias e até mesmo contatos para serviços terceirizados, que poderá aplicar com seus demais condomínios.



Faça parcerias

Ter parcerias irá beneficiar muito na sua captação de clientes, já que demonstra mais autoridade e confiança, algumas parcerias que podem ser úteis para as administradoras são: contábeis, financeiro, jurídico, setor imobiliário, construtoras etc.



Conte com um sistema de administração e divulgue sua empresa

Mais dois pontos muito importantes para que sua administradora possa prosperar da forma certa, a primeira delas é contando com um bom sistema de administração, que irá auxiliar em várias funções no seu dia a dia, principalmente pelas automatizações que um sistema pode oferecer. A segunda é a divulgação da sua empresa em ações de marketing, falamos mais sobre esses dois assuntos em:



Acesse e conheça mais algumas dicas para a prospecção de clientes para sua recém aberta administradora de condomínios!

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