Academia no condomínio é uma ótima opção de espaço de lazer aos moradores e também valoriza o empreendimento. Para os condôminos ter uma academia dentro do condomínio é um diferencial, pois quando bem planejado, promove o bem-estar, ganho de tempo e redução de custos.
Mas é preciso ter cuidado para que isso não se torne um problema. Apesar do espaço trazer muitos benefícios aos moradores, é necessário ter uma boa administração e colaboração de todos.
-Elaborar um regulamento para o uso da academia.
Convoque uma assembleia e defina as regras para a utilização do espaço, para garantir a integridade e funcionalidade. Para estabelecer quem pode e com que frequência os utilizar, horário de funcionamento, instruções de uso, responsabilidade dos pais com as crianças e adolescentes. As regras precisam ser definidas na assembleia e também registradas no regimento interno, e claro, comunicar todos os moradores a respeito.
-Equipamentos de boa qualidade e manutenções.
A escolha dos equipamentos é muito importante, pois a segurança dos condôminos é de extrema importância. Com a academia equipada com aparelhos modernos, o risco de acidentes e gastos com manutenção é reduzido. Com o uso, os equipamentos sofrem desgastes, logo, a manutenção deverá ser feita com mais frequência.
Alguns equipamentos essenciais são: esteira, supinos, halteres, colchonetes, elíptico, bastões, bolas, caneleiras, anilhas, bancos reguláveis, puxada e remada etc...
Não esquecer dos ventiladores e bebedouros para o bem-estar dos condôminos.
-Organização e limpeza.
Como outras áreas comuns aos condôminos, a academia também deve ser organizada e sempre limpa.
•Cuidar com os acessórios, halteres, colchonetes, cordas, anilhas etc. Devem ser guardados em seus devidos lugares após praticar os exercícios;
•Levar uma toalha de mão para evitar deixar suor nos equipamentos e colchonetes;
•Se for utilizado som para alguma atividade, ter bom senso de que o volume não importune os demais moradores.
Comments